- A Copa América, nome da taça dada ao vencedor da competição, foi doada à Conmebol pelo
Ministério das Relações Exteriores da Argentina em 1916. A taça foi obtida em uma joalheria de Buenos Aires e custou 3.000 francos suíços na época.
A taça é ornada em prata, com uma base de madeira que contém várias placas com os anos em que foram disputadas as competições e seus respectivos campeões.
Até hoje, as seleções que levantaram a taça foram Argentina (14), Uruguai (14), Brasil (8), Paraguai (2), Peru (2), Bolívia (1) e Colômbia (1).
Craques como Ricardo Gomes, Oscar Ruggeri, Enzo Francescoli, Dunga, Cafu, Iván Córdoba, Alex e Juan tiveram a honra de levantar a taça nos últimos anos.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Troféu da Copa América
Messi e Neymar serão possíveis craques da Copa América

- BUENOS AIRES, 25 de junho de 2011 (AFP) – O astro argentino Lionel Messi e o jovem prodígio brasileiro Neymar, o rei e seu principal aspirante ao trono, encabeçam a saga de artistas que estará em cena para a Copa América-2011, com o objetivo de guiar suas seleções para a conquista do torneio.
Messi, de 67kg e 1,69m de altura, e Neymar, de 64kg e 1,74m, têm estrutura s de “pesos ligeiros”, mas habilidades de pesos pesados dentro de campo aonde fazem da bola sua maior aliada.
O argentino, de 24 anos, desembarcou em 1998 nas divisões de base do FC Barcelona, clube que fez um tratamento hormonal devido a sua deficiência de crescimento e aonde se converteu num ídolo de multidões desde seu primeiro jogo como profissional em 2004.
Do outro lado o brasileiro, de 19 anos, apareceu como uma jóia que se converteu rapidamente em realidade no Santos, aonde tem contrato até 2015 e uma clausular de rescisão de 45 milhões de euros.
Contudo, a trajetória, a idade e a atual escala de qualidade, “La Pulga” supera com vantagem o novo astro e tem um salário de acordo seu status, que o colocam entre os esportistas mais bem pagos do planeta, com 32,3 milhões de euros por ano.
Entre tanto holofote, os herdeiros de Maradona e Pelé buscarão no torneio manter o nível exuberante exibido em seus clubes, deafio que se apresentar como uma afirmação pendente, em especial para Messi.
Forlán disse que chega melhor fisicamente para a Copa América do que chegou para a Copa do Mundo

- MONTEVIDÉU, 27 de junho de 2011 (AFP) – O atacante uruguaio Diego Forlán (Atlético de Madri, ESP) disse, essa segunda-feira, que chega melhor fisicamente para a Copa América do que chegou para jogar a Copa do Mundo de 2010, visto que “quase não joguei nos últimos meses, mas pude me preparar e treinar duro”.
“Não haver jogado nos últimos meses, por problemas pessoais que o treinador teve comigo, me permitiu descansar bastante”, disse Forlán ao programa de rádio “A Fondo”, a uma semana da estreia uruguaia na competição.
Forlán jogou apenas a última parte da temporada, fazendo com que a imprensa dissesse que há uma possível má relação entre ele e o técnico Quique Sánchez Flores.
O atacante – ganhador da Bola de Ouro como melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 -, manifestou-se surpreendido que “no futebol espanhol de hoje os dirigentes permitem que um treinador ponha na frente do futebol seus problemas pessoais”.
Falando de Copa América, Forlán comentou que tem que ter cuidado. “Vamos tranquilos, sabendo que a equipe está inteira”, comentou. “Hoje te colocam como favorito, mas na competição passado (2007) perdemos para o Peru por 3 a 0. Pode fazer um grande jogo, aí chegam uma vez, fazem o gol e o jogo muda completamente”.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Venezuela divulga lista dos 23 convocados para a Copa América 2011

- CARACAS, 28 de junho de 2011 (AFP) - O técnico da Venezuela, César Farías, deu a conhecer, nessa terça-feira, a lista dos 23 jogadores que participarão da Copa América 2011, na Argentina. A equipe partirá para a Argentina ainda nessa terça-feira.
A principal ausência da lista anunciada por Farías é o defensor Juan Fuenmayor, que sofreu uma lesão no joelho direito treinando nos últimos dias de preparação.
Além de Fuenmayor, o zagueiro William Díaz e os meios campos Edgar Jiménez, Francisco Flores, Angelo Peña, Angel Chourio e Alejandro Guerra foram descartados por Farías para a Copa América.
A seleção venezuelana estreará nesse domingo contra o Brasil, parte do Grupo B, que conta com Paraguai e Equador.
A lista completa é:
Goleiros: Renny Vega, Dani Hernández e Leo Morales
Defensores: Gabriel Cichero, Grenddy Perozo, José Granados, Oswaldo Vizcarrondo, José Manuel Rey, Roberto Rosales e Alexander González.
Meias: Giácomo Di Giorgi, Franklin Lucena, Tomás Rincón, Juan Arango, Yohandry Orozco, Luis Manuel Seijas, César González e Jesús Meza.
Atacantes: Nicolás Fedor, Salomón Rondón, Daniel Arismendi, Giancarlo Maldonado e Alejandro Moreno.
copa america 2011
Os jogadores do Brasil acreditam que podem conquistar na Argentina sua terceira Copa América consecutiva, embora tenham reconhecido que a arquirrival tem a vantagem de jogar em casa e de ter maior entrosamento
Assinar:
Postagens (Atom)